O Brasil é um país grande, com a culinária muito rica, saborosa e diversificada. Cada estado do país tem seus pratos típicos e a maioria é uma mistura de influências europeias, indígenas e africanas.
Muitas receitas e formas de preparar os pratos são herdados dos indígenas, mas que sofreram adaptações e modificações dos portugueses e dos escravos que vieram da África. Cada povo substituiu ingredientes e técnicas à sua maneira.
Hoje trouxemos um pouco da história de um caldo muito típico da região norte do país! Um prato bem brasileiro!!!
Tucupi
Principal ingrediente do Pará, região norte do país, o tucupi é extraído do suco da raiz da mandioca-brava ralada e espremida. Depois de extraído, esse caldo descansa para que o amido se separe do líquido (este líquido é o tucupi). Em seguida ele precisa ser fervido e fermentado demoradamente para perder o ácido venenoso para, então, ser usado como molho.
A goma que se separa do tucupi é o amido, conhecido como polvilho. Vira tapioca, é usado no pão de queijo e em muitas outras receitas.
Características
De cor amarela, o Tucupi tem sabor e cheiro marcantes, caracteristicamente ácido.
Ele recebe temperos como alho e ervas aromatizantes regionais, tais como o coentro, chicória e alfavaca, antes de ser comercializado ou utilizado na culinária.
Alex Atala, famoso chef brasileiro é um admirador do tucupi.
“É bom com tudo, de qualquer jeito, quente, frio, na pimenta. Eu sei que no Pará se usa muito, mas o Brasil ainda desconhece e ainda existe um certo preconceito pelo desconhecimento, mas o tucupi está ganhando cada vez mais espaço no Brasil”, comenta. Para ele, o tucupi pode ganhar o status de “shoyo do novo século”.
Origem
De origem indígena, é um dos ingredientes marcantes da culinária da região norte do Brasil. No sudeste ainda é considerado exótico por seu sabor marcante.
“Reza a lenda que Jacy (a Lua) e Iassytatassú (Estrela d’alva), combinaram visitar o centro da Terra. Quando foram atravessar o abismo, Caninana Tyiiba (uma cobra) mordeu a face de Jacy.
Jacy derramou suas lágrimas sobre uma plantação de mandioca. Depois disso o rosto de Jacy ficou marcado para sempre pelas mordidas de Caninana. A partir das lágrimas de Jacy, surgiu o tycupy (tucupi).”
Receitas
As receitas mais famosas que utilizam o tucupi pronto e temperado são:
Pato no Tucupi
Tacacá
Arroz Paraense
fonte: embrapa e wikipedia