Casa Bonita apresenta uma nova coleção de cerâmica inspirada na obra de Oscar Niemeyer

Peças foram desenvolvidas por artesãs do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais

A partir do dia 30 de janeiro, a Casa Bonita, atacadista do setor de decoração, apresenta a Coleção Linhas e Curvas, inspirada na obra do arquiteto Oscar Niemeyer. A coleção, idealizada por Cecília Rima, diretora da Casa Bonita, Lucas Lassen, curador e diretor criativo da Paiol, e Lucila Turqueto, da Casa de Valentina, conta com 15 peças decorativas de cerâmica feitas por artesãs do Vale do Jequitinhonha.

.“Sempre me interessei pela ousadia e o brilhantismo do Oscar Niemeyer. Numa conversa com a Ciça e o Lucas surgiu a ideia de trazer essa referência para a cerâmica. Depois que as artesãs aceitaram o desafio começamos os estudos e aos poucos a coleção começou a ser construída. Quando ficou pronta o resultado encantou a todos nós”, revela Lucila.

.Produzidas por 15 artesãos de Campo Buriti, Campo Alegre e Poço D’água, as peças ganham uma coloração que puxa para os tons dourados, com pigmentos produzidos naturalmente a partir de diferentes tipos e tonalidades do barro. De acordo com Cecília, o processo durou aproximadamente um ano. “São cachepots, garrafas, vasos, pratos e potes com grafismos que remetem ao legado do arquiteto e, algumas das peças, em formatos que até então não tinham sido criados pelos artesãos”, completa.

Entre as peças, as boleiras se assimilam ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói – Créditos Cacá Bratke e Karin Gimenes
Outras travessas têm grafismos em referência à Catedral Metropolitana de Brasília – Créditos Cacá Bratke e Karin Gimenes

Esta é a quarta coleção que resulta de uma parceria entre Cecília, Lucas Lassen e artesãos do Jequitinhonha. Morador de Campo Buriti desde 2020, Lucas se divide entre o Vale e a cidade de São Paulo, e tem sido um agente importante na interlocução entre as artesãs e grandes redes varejistas e atacadistas. Juntos, eles já lançaram Mulheres do Vale, Raízes do Vale e Cores e Mãos do Cerrado. As duas últimas chegaram a ser apresentadas na Maison Objet, uma das principais feiras internacionais de decoração que acontece em Paris, na França.

.“A ideia é sempre buscar a sustentabilidade econômica e social da comunidade por meio do artesanato. Por isso, sempre pulverizamos o trabalho entre diversos artesãos. Neste caso, a produção das peças segue os mesmos moldes das peças tradicionais, mas o que tem mudado é a possibilidade deles utilizarem as mesmas técnicas e a criatividade para ampliar o seu portfólio de produtos sem perder a sua identidade. Isso contribui não só para o aumento da renda na comunidade, mas também estimula os jovens a darem continuidade a esta técnica secular na região”, finaliza Lucas.

.O lançamento ocorre na ABUP Decor Show, evento da Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes, que ocorre até o dia 3 de fevereiro e é voltada para lojistas, arquitetos, engenheiros e designers de interiores. Os visitantes devem se credenciar pelo site.

.Serviço

ABUP Decor Show – Stand Casa Bonita

30 de janeiro a 3 de fevereiro de 2024

PRO MAGNO Centro de Eventos – Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo

.By Angelo Miguel | Bacuri Comunicação

Imagens: Créditos Cacá Bratke e Karin Gimenes

.————————

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br. Se preferir, entre em contato pelo whats app (11) 9 9511.5824 ou (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

  • madeiratotal.com.br
  • revistavarejobrasil.com.br
  • megamoveleiros.com.br
  • revistause.com.br

Gostou desse artigo? comPARTILHE

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest