Quarta-feira de Cinzas é a data que marca o início da Quaresma no calendário Cristão ocidental.
Foi instituída há muito tempo na igreja e ocorre 40 dias antes da Páscoa – sem contar os domingos.
A data é entendida pela Igreja como o início de um período de devoção marcado por orações e jejuns, como parte da penitência que todo cristão deve realizar, segundo os princípios da Igreja Católica.
Simbologia
Além de ser o primeiro dia da Quaresma, a Quarta-feira de Cinzas encerra o Carnaval. Conhecido como a celebração da carne, ao longo da história o Carnaval ficou marcado por ser um período de muitas festas e consumo de bebida e comida. Diante disso, a Quaresma convoca os cristãos para um período de orações e jejum.
Na Quarta-feira de Cinzas, a Igreja Católica realiza uma missa especial onde os fiéis recebem uma marca em forna de cruz na testa, feita com cinzas.
Esta marca é um símbolo justamente para a reflexão sobre a mudança de vida, o arrependimento, reconhecimento da nossa mortalidade e que necessitamos da graça divina para perdoar nosso pecados.
Durante a quarta-feira de cinzas os católicos são orientados a fazer jejum ou no mínimo ficam sem comer carne.
Significado
As cinzas usadas na missa vêm de ramos abençoados e queimados no domingo de ramos do ano anterior. Elas simbolizam a morte.
Assim como os ramos que eram vivos e viraram pó, um dia nós iremos morrer e os nossos corpos também serão apenas cinzas, segundo a tradição cristã.
Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas significava arrependimento dos pecados e volta para Deus.
A imposição de cinzas surgiu na Igreja Primitiva e foi incorporada como um ritual sacramental da Igreja Católica por volta do século XI.